Vice-primeiro-ministro da Espanha

Vice-primeiro-ministro da Espanha
Vicepresidente del Gobierno de España

Brasão de armas da Espanha
Vice-primeiro-ministro da Espanha
Bandeira da Espanha
Governo da Espanha
Estilo Excelentíssimo/a Señor/a
Residência Edificio Semillas
Nomeado por Monarca
Designado por Primeiro-ministro
Duração Não há tempo de duração
Precursor Vice-presidente do Conselho de Ministros
Criado em 03 de outubro de 1840
Primeiro titular Joaquín María Ferrer
Salário €77,992

O Vice-primeiro-ministro da Espanha, oficialmente Vice-Presidente do Governo, (em castelhano: Vicepresidente del Gobierno de España) é o segundo cargo mais importante da política espanhola, estando logo atrás do primeiro-ministro da Espanha, assumindo suas funções quando o primeiro-ministro está ausente ou incapaz de exercer o poder.

A pessoa para o cargo é geralmente escolhida a dedo pelo primeiro-ministro dos membros do Gabinete e nomeada pelo Monarca, diante da qual faz o juramento. Quando há mais de um Vice-primeiro-ministro, eles são chamados de Primeiro Vice-primeiro-ministro, Segundo Vice-primeiro-ministro, etc. A Sede da vice-presidência do Governo da Espanha é o Edifício Semillas, no Complexo La Moncloa .

Atualmente, o governo espanhol possui quatro vice-presidências. A primeira é ocupada por Carmen Calvo desde 7 de junho de 2018. Em 13 de janeiro de 2020, Pablo Iglesias assumiu a segunda vice-presidência, Nadia Calviño ocupou a terceira e Teresa Ribera assumiu a quarta.

Calvo, que é a 21º vice-primeira-ministra da Espanha e a quarta mulher a assumir essa posição, também é ministra da Presidência, Relações com as Cortes e Memória Democrática. Iglesias é ministro dos Direitos Sociais e Agenda 2030, Calviño é ministra de Assuntos Econômicos e Transformação Digital e Ribera é ministra para Transição Ecológica e Desafio Demográfico.


© MMXXIII Rich X Search. We shall prevail. All rights reserved. Rich X Search